Efeitos de Oito Semanas do Treinamento de Força na Flexibilidade de Idosos

Por: André Luiz Demantova Gurjão, Raquel Gonçalves e .

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.9 - n.2 - 2007

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar o efeito de 8 semanas de treinamento com pesos (TP) sobre a fl exibilidade de idosos. Para tanto, fi zeram parte deste estudo 19 idosos, de ambos os sexos, divididos em dois grupos: grupo treinamento

(GT) (mulheres, n=5 e homens, n=6) e grupo controle (GC) (mulheres, n=5 e homens, n=5). A avaliação da fl exibilidade foi realizada por meio de fl exímetro em sete movimentos articulares: fl exão de ombro, quadril, joelho e cotovelo e extensão de ombro, quadril e cotovelo, para ambos os hemicorpos, pré e pós intervenção. O TP foi realizado com freqüência de 3 sessões semanais compostas de 3 séries de 10 a 12 RM para cada um dos exercícios propostos e duração total de 8 semanas. Tendo os dados apresentado distribuição normal (teste de Shapiro-Wilk), foi aplicado o teste t Student para amostras independentes a fi m de verifi car possíveis diferenças entre os grupos, nas condições iniciais, sendo empregado a ANOVA 2x2 quando não era verifi cada diferença. Para os movimentos nos quais as condições iniciais eram diferentes entre os grupos foi aplicada ANCOVA 2x2, tendo como co-variável o momento inicial entre grupos. O nível de significância foi de p<0,05. Foram encontradas interações Grupo x Tempo significativas para os movimentos de extensão do ombro esquerdo (24%); quadril direito e esquerdo (61 e 40%, respectivamente) e; flexão do quadril esquerdo (9%). A interpretação dos resultados sugere que o TP pode contribuir para a manutenção ou mesmo aumento da flexibilidade em diferentes movimentos e articulações de idosos.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/4055

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.