Integra

Introdução: As enzimas creatina quinase (CK) e lactato desidrogenase (LDH) são utilizadas  omo indicadores de lesão muscular apresentando grande utilidade na caracterização do  ível de esforço do treinamento físico. Além disso, as concentrações dessas enzimas  presentam sensibilidade às alterações nas variáveis volume/intensidade contidas na  eriodização do treinamento. Objetivo: Investigar o comportamento da CK e LDH ao longo  e um treinamento periodizado de 12 semanas utilizando exercício de natação em ratos  istar.

 Metodologia: Foram utilizados 70 ratos com 60 dias de idade adaptados individualmente  m tanque profundo durante 2 semanas ao meio líquido (311C). Os animais foram  ivididos em grupos: Controle (GC n=40) e treinamento periodizado (GP n=30). Vinte e  uatro horas após a adaptação 10 ratos do GC foram sacrificados para mensuração dos  alores de linha de base de CK e LDH. Os animais restantes do GC e GP foram sacrificados  número de 10 animais) 24 horas ao final de cada período de treinamento. O treinamento  oi dividido em período preparatório Básico (PPB - 6 semanas), Específico (PPE - 4,5  emanas) e Polimento (PP -1,5 semanas), tendo como estímulos intensidades equivalentes ao peso corporal dos animais (% do PC) caracterizada como: leve (4% do PC), moderada  5% do PC), pesada (6% do PC) e intensa (13% do PC). O PPB consistiu principalmente em series prolongadas (30-60 min) com estímulos entre 4-5% do PC. No PPE, a intensidade  umentou 45% e o volume reduziu 30% em relação ao PPB devido ao acréscimo das séries  esada (6% do PC) e intensa (13% do PC). O PP teve uma redução linear do volume (47%)   intensidade (12%) em relação ao PPE. A média dos resultados de CK e LDH ao final de  ada período de treinamento foi comparada pela análise de variância (ANOVA two-way) com  este post hoc de Newman-Keuls. O nível de significância foi de P<0.05.

 Resultados: Os  esultados mostram que a CK foi inalterada ao longo do treinamento reduzindo sua  oncentração ao término do PP. A LDH no GP aumentou ao término do PPB retornando os  alores próximos do GC nos períodos PPE e PP

Conclusão: A concentração de CK reduziu após um período de menor volume de  reinamento enquanto que a concentração de LDH aumentou após um período de elevado volume de treinamento. Contudo, a CK e LDH podem ser indicadores do estado lesivo do  reinamento, mas com respostas específicas em relação ao período/volume.