Efeitos da Prática de Hidroginástica Para Mulheres Idosas

Por: Carmen Lucia da Silva Marques e Filomena Aparecida da Silva Rodrigues.

XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

A hidroginástica é uma das atividades físicas mais democráticas, pois não impõe
limites de idade e o seu sucesso, principalmente para a terceira idade, deve-se à
leveza - através da flutuação - que o meio líquido proporciona. Por ser a
hidroginástica uma modalidade em evolução e difusão em cenário mundial; e
pela grande procura dos idosos por esta atividade física, torna-se importante a
realização de estudos específicos nesta área.Diante disso, a pesquisa teve como
objetivo geral, verificar os efeitos que a prática da hidroginástica proporciona
às mulheres idosas iniciantes no Projeto Idoso Natação e Saúde, no Centro de
Educação Física e Desportos da UFSM. Caracterizou-se por ser uma pesquisa
descritiva com observação de resultados através de pré e pós testes relacionadas
às variações específicas e suas prováveis alterações através da prática desta
atividade física. A amostra da pesquisa foi composta por cinco mulheres com
idade entre 50 e 70 anos que iniciaram sua participação no Projeto Idoso Natação
e Saúde, do NIATI (Núcleo Integrado de Estudo e Apoio à Terceira Idade) do
CEFD/UFSM.Através das mensurações das testagens podemos observar que
ocorreu um maior aumento no grau de flexibilidade na articulação do quadril,
porém não houve nenhuma diminuição da flexibilidade em nenhuma das
articulações aferidas. Quanto ao percentual de gordura não houve diferenças
significativas entre pré e pós testagem, o que pode ter sido influenciado por
não ter ocorrido um real controle da alimentação. Quanto à percepção da
amostra em relação aos benefícios trazidos pela prática da hidroginástica,
identificamos vários aspectos melhorados, dentre eles aspectos físicos e
psicológicos. Deste estudo constatamos a importância da prática da
hidroginástica como atividade física no retardo de alguns declínios decorrentes
do envelhecimento, como a manutenção do grau de flexibilidade, a diminuição
de dores no corpo, a melhora na circulação sangüínea, auto-estima e bemestar; e seu maior e melhor efeito em relação ao percentual de gordura quando
estiver aliada à outra atividade física planejada, bem como uma alimentação
balanceada.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/62_Anais_p235.pdf

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