Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o efeito da estruturação da prática
na aquisição e transferência de uma habilidade motora. O delineamento
experimental constou de dois grupos diferindo no tipo de organização da
prática. Um grupo de prática sob baixa interferência contextual (Gpblocos)
e um grupo prática sob alta interferência contextual (Gpaleatório). Para a
tarefa foi utilizado um micro computador, no qual os sujeitos, utilizavam a
região alfanumérica do teclado, para digitar uma seqüência pré-determinada (2,8,6 e 4) em tempo alvo absoluto de 700, 900, 1100 milissegundos
(ms), e , em um tempo relativo entre as teclas de 22.2% de 2 para 8, 44.4%
de 8 para 6 e 33.3% de 6 para 4 alvos. Ao observar os resultados foi possí-
vel verificar uma tendência por parte dos dois grupos do experimento
(Gpblocos e Gpaleatório) em diminuir a média do erro global e, no teste
de transferência, maior valor para o erro absoluto no Gpaleatório, mas o
teste ANOVA two-way não indicou diferença estatisticamente significativa
entre grupos. Já em relação ao tempo absoluto de movimento houve nos
resultados uma tendência por parte dos dois grupos do experimento
(Gpbloco e Gpaleatório) em melhorar a performance na primeiras tentativas e, no teste de transferência, maior valor para o tempo absoluto de
movimento Gpbloco. Este resultado também nada se pode inferir sobre o
efeito da interferência contextual pois à análise entre os grupos não apresentou diferença estatisticamente significativa.

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