Efeitos Preventivos e Terapêuticos do Exercício Físico Sobre Lesão Pulmonar e Estresse Oxidativo Induzido Por Bleomicina

Por: Cleber Aurino Pinho, Fernanda Schuveitzer Soares, Luciano Acordi da Silva, Luís Gustavo Rocha, Paulo César Look da Silveira e Ricardo Aurino Pinho.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.11 - n.4 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Estudos têm apontado o exercício físico regular de baixa a moderada intensi-dade como um importante agente no combate ao estresse oxidativo pulmonar. Esse estudo investigou o efeito preventivo e terapêutico do exercício físico na resposta oxidativa pul-monar induzida por Bleomicina (BLM). Métodos: 36 camundongos machos (CF1, 30-35g) foram divididos em 6 grupos (n=6): não treinados salina ou BLM, treinamento preventivo salina ou BLM, treinamento terapêutico salina ou BLM e receberam endotraquealmente uma única dose de BLM (2,5U/Kg em 0,25mL de soro estéril) ou salina (0,9%). Os grupos treinados realizaram um programa de exercício progressivo em esteira durante 8 semanas (até 17m.min-1, 50min.dia-1). O grupo preventivo iniciou o programa de exercício 62 dias antes da administração de BLM e o grupo terapêutico 62 dias após a administração de BLM. Quarenta e oito horas após o período experimental, todos os animais foram mortos por decapitação e o pulmão direito foi cirurgicamente removido. Foi determinado o con-teúdo de hidroxiprolina, os níveis de TBARS e carbonilação de proteínas, atividades da superóxido dismutase e catalase. Os resultados mostram que os treinamentos preventivo e terapêutico reduzem significativamente o conteúdo de hidroxiprolina e inibem o aumento nos marcadores de danos oxidativos em lipídeos e proteínas. Contudo, somente o treina-mento terapêutico reduziu a atividade da SOD e catalase nos animais expostos a BLM. A realização de treinamento físico antes ou após da lesão pulmonar é um agente capaz de minimizar o estresse oxidativo induzido pela BLM.


 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2009v11n4p415

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.