Efeitos do Programa P.e.s.o (promoção de Estilo de Vida Saudável na Obesidade) Sobre Variáveis Antropométricas, Hemodinâmicas e Bioquímicas

Por: Lara Marina de Vasconcelos Pinho Venturim.

Revista Brasileira Atividade Física & Saúde - v.12 - n.1 - 2007

Send to Kindle


Sobre a Obra

O estudo objetivou conhecer o efeito da prática de atividade ísica e a orientação dietética sobre variáveis antropométricas, bioquímicas e hemodinâmicas em usuários de uma Unidade Básica de Saúde em Vitória - ES. A intervenção compreendeu um programa de treinamento ísico e orientação dietética supervisionados por profissionais de Educação Física e de Nutrição, no período e 11 meses e os dados foram coletados em três momentos. A amostra final foi constituída por 14 sujeitos besos (Índice de Massa Corporal > 30 kg/m2). Os resultados evidenciaram que houve redução significante das ariáveis antropométricas (peso corporal, IMC, percentual de gordura corporal e RCQ) e da freqüência ardíaca. As variáveis bioquímicas mostraram redução não significante. Concluiu que a intervenção proposta eneficiou principalmente as medidas antropométricas favorecidas pela redução da ingestão calórica.

Endereço: http://www.sbafs.org.br/_artigos/13.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.