Efeitos Psicológicos da Hidroginástica e do Biofeedback em Mulheres de Meia Idade.

Por: Italo Sergio Lopes Campos.

111 páginas. 1992

Send to Kindle


Resumo

Este estudo procura analisar os efeitos psicofisiológicos de um programa de exercício físico aquático (hidroginástica) em combinação com um método de treinamento especial preconizado em condições terrestres (Biofeedback/BFB). Como sujeitos da pesquisa, foram selecionados 8 indivíduos do sexo feminino, na faixa etária de 46 a 60 anos, residentes na cidade de Belém-Pará. Os sujeitos foram distribuídos de forma aleatória em dois grupos de 4: Grupo de prática aquática (GPA)e Grupo de prática mista (GPM). O GPA, fez somente hidroginástica; já o GPM fez além de hidroginástica, o treinamento em biofeedback eletriomiográfico (BFT). Os objetivos propostos neste estudo foram: analisar os efeitos de um programa de atividade física aquática sobre os indicadores psicofisiológicos de pressão arterial (PA), frequência cardíaca (FC), tensão muscular (EMG), a emoção e a ansiedade e; ainda, observar, se o método de biofeedback eletromiográfico produz respostas significativas no grau de tensão muscular (músculo trapézio), que possam ser associadas a mudanças nos estados de emoção e ansiedade. Comparou-se o estado inicial e final das variáveis, no GPA e no GPM com o valor da estatística de Student para 6 graus de liberdade, ao nível de confiança de 95%, tabelada, igual a 2,447. Pela observação dos resultados conclui-se, que no GPM, foi encontrada diferença estatística significativa para as variáveis PA, FC, tensão muscular e ansiedade, no instante "depois", nos estados inicial e final. Com relação ao GPA, observa-se que as diferenças encontradas não são estatisticamente significativas. Ou seja, não houve qualquer alteração no estado das variáveis, nos instantes "antes" e "depois", nos estados inicial e final. Com base nestes dados, pode-se concluir que o método de biofeedback associado a hidroginástica causou, no decorrer do processo, um efeito estatisticamente comprovado no relaxamento corporal e que tal indicador fisiológico pode estar relacionado a diminuição da ansiedade-estado, da PA e da FC.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=251&listaDetalhes%5B%5D=251&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.