Efeitos da Psicoterapia e da Ioga nos Indicadores de Depressão e Ansiedade em Mulheres Idosas.

Por: Juliene Azevedo Oliveira.

48 páginas. 2005

Send to Kindle


Resumo

O propósito deste estudo foi verificar os efeitos da psicoterapia e da ioga na depressão e ansiedade de mulheres idosas. A amostra foi composta por 32 mulheres com idade média de 65 anos, subdividida em três grupos distintos - grupo I (GI - Ioga, n= 15), grupo II (GII - Psicoterapia, n= 14), grupo III (GIII - Psicoterapia e Ioga, n= 13). A prática de Ioga foi realizada três vezes por semana e psicoterapia uma vez por semana, durante 24 semanas. Os indicadores de depressão foram avaliados através do Inventário de Depressão de Beck (Beck Depression Inventory - BDI), e os indicadores de ansiedade foram avaliados através do inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) antes e após o tratamento (Ioga e Psicoterapia). Após 24 semanas verificamos a mudança, houve uma diminuição nos indicadores de depressão e ansiedade no GIII (Ioga e Psicoterapia). Os resultados do nosso estudo sugerem que a prática de Ioga associada à Psicoterapia pode alterar os níveis de ansiedade e depressão em mulheres idosas.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2298&listaDetalhes%5B%5D=2298&processar=Processar

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.