Efeitos da Suplementação com Creatina e Cafeína Sobre a Força de Fratura óssea em Ratos Submetidos a Exercício de Saltos Verticais

Por: , Frederico Souzalima Caldoncelli Franco, Gilton Jesus Gomes, Karina Ana da Silva, Neuza Maria Brunoro Costa e Tania Toledo Oliveira.

Revista da Educação Física - UEM - v.23 - n.1 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Este estudo investigou se a suplementação com alta dosagem de creatina e cafeína, isoladamente ou combinadas, interfere na força de fratura óssea em ratos jovens exercitados. Os ratos foram aleatoriamente divididos em 8 grupos [Sedentários ou Exercitados (placebo, creatina, cafeína e creatina+cafeína)]. Os grupos suplementados receberam creatina [(carga: 0,430g/kg de peso corporal, por 7 dias; e manutenção: 0,143g/kg, por 35 dias), cafeína (10mg/100g de peso corporal, por 35 dias) ou creatina+cafeína]. Os grupos exercitados executaram saltos verticais na água (4x10 saltos com 1 min. de intervalo entre séries, 5 dias/sem) por 6 semanas. A ingestão de cafeína reduziu a espessura, o peso e a força de fratura do fêmur dos ratos, independente do exercício. A cafeína e a creatina+cafeína aumentaram a excreção urinária de cálcio. O exercício de saltos elevou a força de fratura, independente da suplementação, contudo, não alterou o peso e as dimensões do fêmur.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/12285/9335

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.