Efeitos da Suplementação com L-glutamina na Resposta Imunitária de Linfócitos R Macrófagos, Obtidos de Ratos Submetidos Ao Treinamento de Natação

Por: Mauricio Darlei Lissa.

59 páginas. 2004 28/09/2004

Send to Kindle


Resumo

Este estudo teve como objetivos analisar as respostas imunitárias da proliferação dos linfócitos obtidos dos linfonodos mesentéricos, as respostas fagocíticas, a produção do ânion superóxido e o volume lisossomal dos macrófagos peritoneais, retirados de ratos Wistar, machos, 60 a 90 dias de vida, divididos nos seguintes grupos: CTL - não treinados; GLN - não treinados e suplementados com Lglutamina; EX - treinados e, EX/GLN - treinados e suplementados com Lglutamina. Os ratos foram suplementados com L-glutamina (0,125g/kg de peso corporal) por gavagem, e nos não suplementados receberam água destilada. Os ratos EX e EX/GLN foram submetidos ao treinamento de natação de 6 semanas, em piscinas individuais com água aquecida a 32°C, com sobrecarga de chumbo colocada no dorso do animal, na carga de 6% da massa corporal do animal. Na primeira semana, os animais nadaram sem sobrecarga, para ambientação ao meio aquático. Nas outras semanas nadaram com sobrecarga, começando com 30 minutos de duração, e chegando ao final da sexta semana a nadar 1h30 minutos, sem intervalo. Dois dias após o último dia de treinamento, os animais foram ortotanasiados por deslocamento cervical e retirou-se o sangue, os linfonodos mesentéricos e os macrófagos peritoneais para análise. A glicemia e a glutaminemia não foram diferentes, p>0,05, entre os grupos. Aumento significativo (p<0,05), na proliferação linfocitária, na fagocitose, na produção do ânion superóxido e no volume lisossomal foram observados no grupo EX/GLN, comparados com o grupo EX. Portanto, nossos resultados sugerem que a suplementação de L-glutamina foi eficaz em reverter o papel imunossupressor do exercício físico de longa duração e alta intensidade.

Endereço: http://hdl.handle.net/1884/24772

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.