Efeitos da Suplementação de N-acetilcisteína (nac) Sobre Marcadores Plasmáticos de Estresse Oxidativo em Jogadores de Voleibol

Por: Vanessa Schveitzer.

2012

Send to Kindle


Resumo

Este estudo objetivou investigar os efeitos de uma dose aguda de NAC, como possível modulador de um amplo número de marcadores de estresse oxidativo e de dano tecidual em atletas de voleibol. Foi realizado com 18 atletas juvenis que realizavam seu treinamento regular sem o uso de suplementação com antioxidantes, onde foram submetidos a uma sessão de treinamento intenso de voleibol, sob efeito de Nac (1200mg) ou placebo, sendo mensurados os marcadores bioquímicos pré e pós-exercício. Não houve alterações significativas nos marcadores de estresse oxidativo e de dano tecidual. Um dado interessante foi observado que a quantidade de Vitamina C apresentou elevada, podendo ter mascarado os resultados do exercício físico e placebo. A ingestão de duas doses de 600mg de NAC não é suficiente para promover efeito antioxidante e/ou protetivo a danos teciduais.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.