Efeitos da Suplementação Proteica na Preservação da Massa Magra em Mulheres Obesas Submetidas a Diferentes Programas de Emagrecimento

Por: Andiara Schwingel, Christopher T Erb, Kiyoji Tanaka, Wojtek J Chodzko-zajko, Yasutomi Katayama e Yoshio Nakata.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.8 - n.3 - 2006

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Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a influência da suplementação protéica na preservação da massa magra durante programas de emagrecimento. Setenta e oito mulheres adultas japonesas e obesas foram submetidas a quatro programas diferentes: dieta (D, n=24), dieta com suplementação proteica (DP, n=16), dieta com exercício físico (DE, n=17) e dieta com exercício físico e suplementação protéica (DEP, n=21). A dieta restringiu-se a 1200 kcal/dia e o programa de exercício físico compreendeu atividade aeróbica durante 90 minutos/dia, 3 dias/semana. Os participantes em suplementação proteica receberam 14 gramas/dia de proteína. A avaliação da composição corporal foi conduzida antes e depois de 14 semanas utilizando DXA. Todos os programas resultaram significante redução de massa corporal (6,9 a 9,5kg) e gordura (4,1 a 7,6%), sendo que a massa magra total diminuiu significativamente nos grupos D, DP e DE. No entanto, a redução não foi significativa para o grupo DEP. A massa magra localizada nas pernas, braços e tronco sofreu redução significativa nos grupos D e DP. Para o grupo DE, a massa magra do tronco não reduziu significativamente, assim como para o grupo DEP, a massa magra das pernas e do tronco não alterou significativamente. Entretanto, não foram observadas diferenças significantes na comparação entre os grupos com relação às mudanças obtidas na massa magra. Os resultados confirmam a eficiência da dieta e exercício físico na redução de gordura corporal. Entretanto, este estudo sugere que a suplementação proteica durante programas de emagrecimento de curta duração não se associa à preservação de massa magra.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/3919

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