Efeitos do Treinamento Físico Aeróbico Contínuo e Resistido na Função Endotelial Mediada Pelo óxido Nítrico: Uma Revisão Sistemática

Por: , Aurora Corrêa Rodrigues, e Renata Aparecida Rodrigues de Oliveira.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - n.3 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desta revisão sistemática foi examinar evidências de que treinamentos físicos com diferentes tipos de exercícios influenciam o papel do óxido nítrico (NO) derivado do endotélio na função vascular em indivíduos saudáveis. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Me- dline e Science Direct sobre artigos publicados entre janeiro de 1997 e maio de 2012. Foram in- cluídos estudos originais sobre os efeitos do treinamento físico na função vascular em humanos saudáveis. Para análise, os estudos foram divididos em treinamentos com exercícios resistidos, aeróbicos contínuos ou combinados (aeróbico contínuo e resistido). Treze artigos atenderam aos critérios de inclusão/exclusão, sendo cinco estudos com exercícios resistidos, sete com aeróbicos contínuos e um com combinados. Dentre os estudos com exercícios aeróbicos, três observaram aumento no fluxo sanguíneo, um observou melhora na condutância vascular, um demonstrou melhora no tônus vascular e dois demonstraram aumento na concentração de nitrito/nitrato. Com exercícios resistidos, cinco estudos observaram aumento no fluxo sanguíneo e dois reporta- ram aumento da condutância vascular. O exercício aeróbico realizado após o resistido aumenta o fluxo sanguíneo, parece diminuir a rigidez arterial e a velocidade da onda de pulso. Concluiu-se que treinamentos físicos com exercícios aeróbicos contínuos ou resistidos influenciam benefica- mente o papel do NO derivado do endotélio na função vascular. 

Endereço: http://www.sbafs.org.br/revista/artigos.php?id_revista=73

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.