Efeitos do Treinamento FÍsico Militar na PotÊncia Muscular dos Membros Inferiores e nos Indicadores da ComposiÇÃo Corporal

Por: Alex Souto Maior, Eduardo Defilippo e Marcus Weber Barbosa Junqueira de Souza.

Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército - n.135 - 2006

Send to Kindle


Resumo

O Treinamento Físico Militar (TFM) visa fortalecer a estrutura muscular global do indivíduo e selecionar os que apresentam maior força física e psicológica. O objetivo deste estudo foi quantificar a potência muscular de membros inferiores, bem como a composição corporal, antes e após o treinamento físico militar de oficiais e sargentos do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil - RJ. Foram selecionados 10 indivíduos (idade 25,8 ± 6 anos, peso corporal 72,5 ± 9,1kg e estatura 174,1 ± 7,3cm), submetidos aos testes de salto vertical e de salto horizontal, realizando-se avaliações de composição corporal, antes e após o treinamento físico militar, com duração de três semanas, cinco vezes por semana. O treinamento consistia em 18 exercícios para membros inferiores e superiores. Os resultados através do teste t-student pareado __________ Recebido em 18.01.2006. Aceito em 30.08.2006. mostraram redução significativa de -2,5% (p<0,01) para o salto vertical, bem como redução não significativa de 1% (p>0,05) para o salto horizontal, após a terceira semana de treinamento. Em relação à composição corporal, o teste t-student pareado mostrou redução significativa de -2,8% (p<0,01), após a terceira semana de treinamento. A conclusão mostra que os processos neurais apresentam íntimo comportamento ligado aos parâmetros da especificidade das ações musculares. Demonstra, ainda, que a influência da fadiga e do stress neuromuscular, associado ao reduzido consumo calórico, reduz a performance nos saltos verticais e nos horizontais, assim como produz alteração na composição corporal dos indivíduos participantes de um programa de treinamento físico militar. Palavras-chave: Treinamento Físico Militar, Potência de Membros Inferiores, Composição Corporal.

Endereço: http://www.revistadeeducacaofisica.com.br/artigos/2006.3/efeitosdotreinamentofisico.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.