Efeitos do Treinamento Físico Moderado nas Concentrações de Grelina, Leptina e no Eixo Gh-igf em Ratos Diabéticos

Por: José Alexandre Curiacos de Almeida Leme.

2010 04/10/2010

Send to Kindle


Resumo

Para investigar os efeitos do treinamento físico moderado nas concentrações de grelina, leptina, GH e IGF-I em ratos diabéticos, ratos wistar foram distribuídos nos seguintes grupos: controle sedentário, controle treinado, diabético sedentário e diabético treinado. A indução do diabetes foi feita por aloxana (32 mg/kg). Após determinação da carga equivalente à máxima fase estável do lactato (MFEL), o protocolo de treinamento físico de natação consistiu de 1 hora/dia, 5 dias/semana durante 8 semanas suportando uma carga equivalente à 90% da MFEL. Durante o período experimental foram registradas semanalmente a massa corporal e ingestão hídrica e alimentar. Ao final do período experimental, foi feita a eutanásia dos animais e o sangue foi coletado para determinação das concentrações de glicose, insulina, albumina, triglicerídeos, GH, IGF-I, grelina acilada e leptina. A massa do estômago foi registrada e foram coletadas amostras dos seguintes tecidos: fígado para determinação de IGF-I, proteína, DNA e triglicerídeos; pâncreas para determinação de IGF-I, proteína e DNA; hipófise para determinação de GH, estômago para determinação de grelina, proteína e DNA e tecido adiposo epididimal para determinação de leptina, proteína e DNA. O diabetes experimental reduziu a massa e comprimento corporal além das concentrações no sangue de insulina, leptina, GH e IGF-I, mas aumentou as ingestões hídrica e alimentar, e as concentrações de triglicerídeos, glicose e grelina acilada sanguíneas.

Endereço: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/GIR4QYB31NYIVPMJDLVLQHYQ212MLJLEIE5R974116X1KABNCH-25118?func=full-set-set&set_number=011238&set_entry=000089&format=999

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

O que são tags? Tags são palavras-chave (relevantes) usadas, no CEV, para classificar um determinado conteúdo.
Que tal sugerir uma?

Comentários


:-)





© 1996-2014 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.