Efeitos do Treinamento Físico Sobre o Hormônio do Crescimento (gh) e Fator de Crescimento Semelhante à Insulina (igf-1) em Ratos Diabéticos

Por: Eliete Luciano, Flávio Henrique Caetano, Gustavo Puggina Rogatto, Helton André Hermini e Ricardo José Gomes.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.11 - n.3 - 2003

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste trabalho foi estudar os efeitos do treinamento físico sobre os níveis séricos de GH (hormônio de crescimento) e IGF-1 (fator de crescimento semelhante à insulina) em ratos diabéticos experimentais. Para o estudo os ratos foram distribuídos em 4 grupos: controle sedentário (CS), controle treinado (CT), diabético sedentário (DS) e diabético treinado (DT). O diabetes foi induzido por meio de Aloxana (35mg/kg). O programa de treinamento físico consistiu em natação por 60 minutos diários, 5 dias/semana, durante 6 semanas consecutivas. Ao final do período experimental, os ratos foram sacrificados e o sangue foi utilizado para dosagem de glicose, insulina, GH e IGF-1. As tíbias foram retiradas e radiografadas para avaliação da área total. Os resultados obtidos foram avaliados pela análise de variância (ANOVA) com aplicação do teste de bonferroni, e o nível de significância estabelecido em 5%. O diabetes resultou em aumento da glicemia e redução da insulinemia, GH e área total das tíbias. Os resultados mostram que o treinamento físico não alterou significativamente os níveis de glicose, insulina e GH no grupo diabético. Contudo, promoveu aumento significativo dos níveis de IGF-1 nos grupos treinados. Concluímos que a atividade física promove importantes adaptações relacionadas ao crescimento em organismos diabéticos. PALAVRAS-CHAVE: diabetes Mellitus, hormônio do crescimento, IGF-1, IGFBP-3 e atividade física.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/issue/view/46

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.