Efeitos do Treinamento de Força na Composição Corporal e Limiar Anaeróbio em Indivíduos na Terceira Idade.

Por: Marco Aurélio do Nascimento Maia.

68 páginas. 2002

Send to Kindle


Resumo

Na crescente busca por fatores que elevem a qualidade de vida de seus semelhantes, o homem acabou por elevar também, consideravelmente, sua expectativa de vida, de modo que já estima-se que, neste novo século, muitas pessoas juntar-se-ão ao já significativo grupo denominado terceira idade. A prática de atividades físicas regulares, com exercícios de força, surge como uma alternativa capaz de gerar benefícios a este grupo. Voltado para esta alternativa, o objetivo deste estudo foi verificar a variação do VO2 no limiar anaeróbio e da composição corporal de indivíduos idosos, submetidos ao treinamento de força, com duração de doze semanas. Verificou-se a composição corporal e limiar anaeróbio antes do treinamento e após o treinamento. O grupo estudado constituiu-se de 35 indivíduos do sexo masculino, na faixa etária de 55 a 65 anos, sedentários e não praticantes de atividades físicas em academias há, pelo menos, um ano. Cada indivíduo foi submetido a duas avaliações antropometria de percentual de gordura, além de duas avaliações funcionais, para determinação do VO2 no momento do limiar anaeróbio, sendo estas aferidas antes e depois do treinamento. Esta pesquisa foi autorizada pelo Comitê de Ética da Universidade Católica de Brasília. Como resultado, verificou-se que as médias do VO2 no limiar, antes e após o treinamento, foram respectivamente de 13,62 a 15,27 ml/kg/min. As médias de percentual de gordura, antes e após o treinamento, foram, respectivamente, 22,41% e 20,93%. Após o treinamento de 12 semanas, observou-se uma diferença significativa no resultado das médias dos indivíduos submetidos ao treinamento, o que demonstra que a associação de hábitos saudáveis à prática de exercícios de força, em situações específicas, configuram-se uma solução, capaz de gerar benefícios, reduzindo o impacto da idade sobre as variáveis da aptidão física.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=906&listaDetalhes%5B%5D=906&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.