Efeitos do Treinamento Moderado Contínuo Sobre Parâmetros Imunológico e Metabólico de Ratos Suplementados com Maltodextrina

Por: , Carolina Borges Hax, Cátia Fernandes Leite, Claudia Pinho Hartleben e Marta Gonçalves Amaral.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.26 - n.1 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do exercício moderado contínuo sobre a contagem total e diferencial de leucócitos, as concentrações de glicose sérica e os teores lipídicos de ratos suplementados e não suplementados com solução carboidratada. Para tanto, 35 ratos Wistar, machos foram distribuídos em quatro grupos: sedentários não suplementado (n = 10) e suplementado (n = 8); treinados em exercício aeróbio moderado contínuo não suplementado (n = 9) e suplementado (n = 8). O período de treinamento foi de seis semanas de natação em padrão contínuo com sobrecarga correspondente a 3% do peso corporal. Durante cinco dias os animais foram suplementados com uma dose diária de 0,48 g.kg-1 de maltodextrina dissolvida em água ou receberam água pura. O exercício moderado causou uma diminuição significativa na glicemia (p < 0,001) e no número de linfócitos sanguíneos (p < 0,01), entretanto, a maltodextrina proporcionou um aumento significativo nos linfócitos dos animais treinados (p < 0,03). Não houve efeito do treinamento e da maltodextrina no perfil lipídico. Conclui-se que com seis semanas de treinamento foi possível causar queda no número de linfócitos e concentração de glicose sérica, mas com cinco dias de suplementação o declínio na contagem de linfócitos foi atenuado sem, no entanto, causar elevações no perfil lipídico.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v26n1/a02v26n1.pdf

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.