Efeitos do Treinamento de Natação em Aspectos Metabólicos e Morfológicos de Ratos Diabéticos

Por: Eliete Lucian, Flávio Henrique Caetano, José Alexandre Curiacos de Almeida Leme, Maria Alice Rostom de Mello e Ricardo José Gomes.

Motriz - v.14 - n.3 - 2008

Send to Kindle


Resumo

Fundamento: O exercício físico aeróbio influencia vários aspectos da patologia diabética, incluindo o desenvolvimento de cardiomiopatias. O modelo de diabetes induzido experimentalmente em ratos tem contribuído para avanços nesta linha de pesquisa. Objetivo: Estudar os efeitos de um protocolo de treinamento físico aeróbio moderado em meio aquático sobre alguns aspectos metabólicos, histológicos e ultra-estruturais do miocárdio de ratos diabéticos experimentais. Métodos: Ratos da linhagem Wistar foram distribuídos em 4 grupos; controle sedentário (CS), controle treinado (CT), diabético sedentário (DS) e diabético treinado (DT). Para indução do diabetes experimental, os animais receberam Aloxana monoidratada Sigma (35mg/Kg de peso corporal i.v.). O programa de treinamento aeróbio consistiu em natação por 60 minutos diários, 5 dias/semana, durante 4 semanas consecutivas, com cargas equivalentes à 2,5% do peso corporal. Após o sacrifício dos animais, o sangue foi utilizado para dosagem de glicose e ácidos graxos livres (AGL). Amostras do miocárdio foram coletadas para análises histológicas, histoquímicas e ultra-estruturais. Resultados: O diabetes experimental causou aumento da glicemia e AGL séricos e redução da insulinemia. Os ratos diabéticos apresentaram aumento da glicose e da concentração de AGL séricos e alterações histológicas e histoquimicas no miocárdio. Por outro lado, o treinamento físico aeróbio restaurou algumas destas alterações. Conclusão: A análise dos resultados mostrou que a indução do diabetes por meio da droga aloxana promove alterações metabólicas, histoquímicas e ultra-estruturais no miocárdio de ratos e que o treinamento físico aeróbio moderado em meio aquático restaurou algumas destas alterações.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2052/1891

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.