Resumo

Esta pesquisa investigou os efeitos do treino de habilidades sensoriais sobre a aquisição de funções cognitivas superiores, envolvidas no processo de aquisição de conceitos. Foram estudadas 15 crianças deficientes mentais treináveis, com idade cronológica entre 10 e 13 anos, alunos de uma instituição para educação especial de deficientes mentais. As crianças foram distribuídas em dois grupos: 9 constituíram o grupo experimental (G.E.) e 6 compuseram o grupo controle (G.C.). Cada sujeito do G.E. foi submetido a treino de habilidades sensoriais e ensino de conceitos, enquanto os do G.C. receberam somente o ensino de conceitos. Os métodos utilizados incluíram pareamento-segundo-modelo, escolha-do-impar e escolha de objetos ou figuras de acordo com os conceitos ensinados. Os resultados indicam que o desempenho dos sujeitos submetidos ao treino sensorial (G.E.), nas avaliações subsequentes de aquisição de conceitos, foi superior ao G.C. Essa superioridade do G.E. sobre o G.C. pôde ser observada tanto em relação ao nível de aquisição dos conceitos ensinados a ambos os grupos, como em relação ao nível inicial de compreensão de conceitos novos, não ensinados aos sujeitos. Esses dados são discutidos tendo em vista a teoria do conhecimento e outros dados da literatura, concernentes aos processos cognitivos envolvidos na formação de conceitos.

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