Efeitos de Três Modalidades de Atividade Física na Capacidade Funcional de Idosos

Por: Alexandre Konig Garcia Prado, Camila Vieira Ligo Teixeira, Deisy Terumi Ueno, émerson Sebastião, José Luiz Riani Costa, e .

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.26 - n.2 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar e comparar os efeitos de três modalidades de atividade física: atividade física geral, dança e musculação, na capacidade funcional de idosos. A amostra foi composta por 94 idosos com idade média de 64,06 ± 7,38 anos, que participavam do PROFIT. Para a avaliação foi utilizada a bateria de testes da AAHPERD, da qual se obtém os níveis de flexibilidade, coordenação, agilidade e equilíbrio dinâmico, resistência de força e resistência aeróbia geral, antes e após quatro meses de intervenção. Os resultados apontaram de uma maneira geral uma manutenção nos níveis dos componentes da capacidade funcional. Os participantes do grupo atividade física geral obtiveram melhora dos resultados nos componentes: resistência de força, agilidade e equilíbrio dinâmico. Pode-se concluir que a prática de atividade física regular e sistematizada, independentemente da modalidade, pode ter influência positiva no desempenho funcional de idosos, podendo preservar sua independência e autonomia.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v26n2/10.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.