Efeitos do Ultrassom Terapêutico Associados Ao Alongamento Estático Sobre Parâmetros Histomorfométricos Longitudinais de Sóleos Imobilizados de Ratos

Por: Cassiane Merigo do Nascimento, Daniela Martins Cunha, Deisi Ferrari, Elisangela Lourdes Artifon, Gladson Ricardo Flor Bertolini e Lucinéia de Fátima Chasko Ribeiro.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.18 - n.5 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O músculo é um tecido dotado de plasticidade que se adapta a diferentes estímulos. A imobilização causa danos ao sistema muscular incluindo atrofia, perda da extensibilidade e resistência muscular. O alongamento muscular e o ultrassom terapêutico são modalidades utilizadas para acelerar o processo de reparo muscular, provendo aumento da síntese proteica e melhora da extensibilidade. 
OBJETIVO: Comparar o uso do ultrassom terapêutico, associado ao alongamento, na remobilização de músculo sóleo, de ratos, submetido ao encurtamento muscular, sobre os aspectos histomorfométricos longitudinais. 
MATERIAIS E MÉTODOS: Vinte e oito ratos Wistar foram imobilizados por 15 dias e, após liberados do aparato de imobilização, distribuídos em quatro grupos: grupo (GA) apenas remobilizado por alongamento durante 10 dias; e os demais foram submetidos a 10 dias de intervenção terapêutica do ultrassom de 1MHz a 1,0W/cm2 (GAUS 1,0); 0,5W/cm2 (GAUS 0,5); e 0,2W/cm2 (GAUS 0,2), e posterior alongamento dos músculos sóleos. Ao final do tratamento, os animais foram eutanasiados e tiveram seus músculos removidos para posterior análise histológica dos parâmetros longitudinais (contagem de sarcômeros). 
RESULTADOS: Na análise intragrupo, quanto ao comprimento muscular, apenas o grupo GAUS 0,5 não teve diferença significativa. Quanto à contagem de sarcômeros, os grupos GA e GAUS 0,2 tiveram diferença significativa. Quanto ao tamanho dos sarcômeros, nenhum grupo teve diferença significativa. Na análise intergrupos, nenhum grupo apresentou diferença significativa. 
CONCLUSÃO: O alongamento foi insuficiente para reverter os efeitos da imobilização. Quando associado ao ultrassom terapêutico, a dose 0,5W/cm2 recuperou o comprimento muscular, e as doses 1,0 e 0,5W/cm2contribuíram para o aumento da quantidade dos sarcômeros em série.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922012000500012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.