Efeitos de Um Programa de 6 Semanas de Exercícios na Bola Suíça Sobre a Percepção da Dor Lombar em Estudantes de Educação Física

Por: Celso Henrique de Carvalho Lopes, , e Valeria Cristina Santos de Almeida.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.14 - n.4 - 2006

Send to Kindle


Resumo


Introdução: A dor lombar devida à instabilidade do tronco tem se revelado um problema de saúde pública mundial e exercícios em superfícies instáveis têm sido sugeridos como um meio de aumentar a ativação dos músculos estabilizadores do tronco.
Objetivo: analisar o efeito de um programa de seis semanas de exercícios com bola suíça sobre a percepção subjetiva da dor lombar de alunos de Educação Física.
Metodologia: a amostra foi selecionada através de uma entrevista coletiva e de um questionário prévio, especificamente formulado para este trabalho, e foi formada por 26 alunos de Educação Física, com idades entre 18 e 34 anos, sendo 17 homens (23,12 ± 4.69 anos) e 9 mulheres (21.78 ± 3.30 anos) que relataram dor lombar de origem músculo-esquelético ou postural identificada pelas respostas ao questionário. Os dados foram coletados mediante o citado questionário aplicado pré e pós o programa, constituído de 9 questões, e também pela Escala ‘Ratio Category’ (CR10) de Percepção Subjetiva da Dor de Borg. Por seis semanas, os alunos realizaram duas sessões semanais, de 45 minutos cada, de exercícios na bola suíça. Para a análise estatística, utilizou-se o teste ‘t’ de Student para amostras dependentes e o teste Qui-quadrado (p<0,05).
Resultados: foi observada diminuição significativa, em média, de 50% na percepção da dor lombar durante a realização de abdominais e de outros exercícios, além de uma diminuição significativa da dor, de 26,1% no grupo das mulheres após o programa de intervenção.
Conclusão: Os resultados sugerem que exercícios na bola suíça são importantes para aumentar a estabilidade da região lombar da coluna vertebral, favorecendo a diminuição da percepção subjetiva da dor lombar.
 

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/710/715

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.