Resumo

O presente estudo teve por objetivo comparar os efeitos de um Programa Alternativo do Ensino de Atletismo na coordenação motora e potência muscular de alunos de 8ª série do 1º Grau com a aplicação de um Programa Tradicional de Ensino de Atletismo. Fizeram parte deste estudo quatro turmas de alunos da 8ª série do 1º Grau, duas turmas de um estabelecimento particular e duas turmas de um estabelecimento estadual. Participaram 20 e 21 alunos, com idades aproximadas, respectivamente, do Programa tradicional e do Programa Alternativo, de ambas as escolas, devidamente identificadas por preenchimento de fichas, com testes iniciais realizados, bem como as atividades motoras e testes finais. Ficha de Identificação Pessoal, Ficha de Resultados Técnicos, Programa Tradicional do Ensino de Atletismo, Programa Alternativo de Ensino de Atletismo e Testes de Aptidão Motora foram utilizados como instrumento. Para a interpretação estatística utilizou-se a análise de variância multidimensional, análise de variância para a função discriminante e teste de significância de Wilks. Os resultados obtidos indicaram que tanto os alunos submetidos à aplicação do Programa Tradicional quanto à aplicação do Programa Alternativo evidenciaram um crescimento significativo em relação à coordenação motora e potência muscular. Na comparação dos programas, a aplicação do Programa Alternativo do Ensino de Atletismo não resultou em uma melhoria significativa na potência e coordenação motora em relação à aplicação do programa Tradicional do Ensino de Atletismo. Queremos evidenciar que os resultados não nos propiciaram diferenças significativas. Entretanto, considera-se que outros estudos deste nível deveriam ser conduzidos nesta área, com o objetivo de verificar a influência do programa Alternativo do ensino de Atletismo na motivação de alunos de 8ª série do 1º Grau.

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