Efeitos de Um Programa de Atividades Motoras nas Variáveis da Função Pulmonar de Idosos

Por: Lucília Kuniosh Utiyama.

75 páginas. 2000

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar e documentar os efeitos de um programa de atividades motoras nas variáveis da função pulmonar de idosos. Foram avaliadas as variáveis: capacidade vital forçada (CVF), volume expiratório forçado em 1 segundo (FEV1), pico de fluxo expiratório (PEF) e fluxo expiratório forçado entre 25 a 75% (FEF25-75% ) da capacidade vital forçada, através da espirometria e monitor de pico de fluxo expiratório. A amostra foi composta por 33 sujeitos, de ambos os sexos, divididos em grupo comparativo (n=12) e grupo experimental (n=21). A idade média dos participantes foi de 76,4 anos, integrantes do Programa Interdisciplinar de Assistência à Saúde do Idoso do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Londrina - Paraná. O programa de atividades motoras teve uma sessão semanal de 60 minutos, durante 12 semanas. Os dados foram coletados utilizando o monitor de pico de fluxo (semanalmente) e espirômetro (pré e pós-intervenção do programa). Os dados da espirometria foram tratados utilizando a estatística descritiva (média e desvio- padrão), as diferenças percentuais entre o pré e pós-intervenção foram mediante o teste "t" de Sstudent, para amostra independentes, com um número de elementos diferentes . Para analisar a variável pico de fluxo expiratório (PEF), utilizou -se do teste de Análise de Variância para medidas repetidas (Anova one way), que mostrou = 2,9985,p= 0,001); seguido do teste de12,132haver diferença significativa (F Post hock de Tuckey. Os resultados da espirometria apresentaram uma aumento nos valores médios tanto para o grupo comparativo quanto para o grupo experimental nas variáveis PEF e FEF25%-75%. Os resultados das variáveis CVF e FEV1 apresentaram declínio após o período do programa de atividades motoras. A avaliação espirométrica foi também importante na identificação dos quadros de obstruções das vias aéreas, podendo contribuir para a orientação dos procedimentos em programas de atividades e reeducação da mecânica respiratória dessa população.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1757&listaDetalhes%5B%5D=1757&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.