Efeitos de Um Programa de Caminhada Sobre os Níveis de Fadiga em Pacientes com Câncer de Mama

Por: Elisângela Rodrigues Furtado e Ruy Alberto Corrêa Filho.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.13 - n.4 - 2005

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: o Objetivo objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um programa exercícios físicos (caminhada) nos níveis de fadiga em pacientes portadoras de câncer de
mama, sob tratamento quimioterápico. Materiais e métodos: Materiais e métodos Oito pacientes portadoras de câncer de mama, estádio II e III, que participaram de tratamento de quimioterapia adjuvante foram voluntárias dessa pesquisa. Para tanto, as referidas pacientes participaram de duas avaliações, uma antes de iniciar o programa de exercícios físicos (caminhada) e outra ao final de doze semanas após o início. As sessões ocorreram 3 vezes por semana, eram constituídas de 5 minutos de alongamento, 30 minutos de esteira ergométrica (60% FCmáx. nas primeiras duas semanas, e 40 minutos de esteira ergométrica 60% a 80% FCmáx. nas semanas seguintes) e 5 minutos de alongamento, ao final. Foi utilizada para avaliar os níveis de fadiga, a escala de fadiga de Piper et al (1989). Os dados foram tratados pelo Teste de Wilcoxon. Resultados: Resultados Diferenças significativas (p < 0.05) correspondente à diminuição da fadiga entre os resultados pré e pós- testes ocorreram para a variável fadiga geral, e também nas dimensões afetividade, comportamento, cognitivo e sensorial. Conclusão: Os Conclusão dados encontrados demonstraram que o programa de exercícios físicos (caminhada) de 12 semanas foi eficiente para a redução de fadiga nas pacientes de câncer de mama em tratamento quimioterápico.
PALAVRAS-CHAVE: exercício físico, fadiga, câncer de mama

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/656/667

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.