Efeitos de Um Programa de Controle de Ansiedade e de Visualização Mental na Melhoria de Compêtencias Psicológicas em Jovens Atletas: Uma Intervenção na Natação

Por: António Rui Gomes e Sameiro Araújo.

Psicologia: Teoria, Investigação e Prática - n.2 - 2005

Send to Kindle


Resumo

Neste artigo apresentam-se os resultados e efeitos da implementação de um programa de controle de ansiedade e de visualização mental junto de uma equipa de natação do escalão de Cadetes, ao longo de uma época desportiva. A avaliação psicológica foi efectuada após o treino das duas competências psicológicas, utilizando-se um plano longitudinal com medidas repetidas no sentido de observar a frequência e a eficácia das estratégias treinadas. Os resultados sugerem a possibilidade dos atletas integrarem nas suas rotinas mentais ambas as técnicas (atribuindo-lhes eficácia no confronto com as exigências colocadas pelas competições) bem como a diminuição dos níveis de ansiedade ao longo das provas realizadas. No final, é discutida a importância dos programas de treino mental nos escalões de formação desportiva, ajudando na promoção do desenvolvimento psicológico dos jovens e melhorando a capacidade de lidar com as exigências competitivas colocadas pelos escalões competitivos seguintes.

Endereço: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/3953

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.