Resumo

O objetivo desse estudo foi verificar os efeitos de um programa de estabelecimento de metas e feedback na execução do salto Tsukahara realizado por crianças praticantes de Ginástica Artística. Participaram do estudo cinco crianças do sexo masculino com idade de 8 a 10 anos. Primeiramente, o pesquisador estabeleceu com o treinador a meta final a ser alcançada pelo atleta (salto Tsukahara), bem como os passos (submetas) para que a meta final fosse alcançada. Cada submeta era composta por componentes importantes para a execução do salto (entrada de lado, repulsão, cair fechado e rolar e mortal). Ao todo, foram estabelecidas 7 submetas. Em seguida, na fase de linha de base, registrou-se a freqüência dos componentes do salto realizados corretamente que compunham as submetas. Posteriormente, deu-se início a fase de intervenção, na qual, após apresentar a submeta para a sessão de treino, pedia-se que o atleta executasse 4 saltos. Se a submeta fosse atingida, uma placa de cortiça contendo as 7 submetas era entregue ao atleta e ele poderia deslocar a figura de um ginasta para a submeta seguinte. Na fase de follow-up, toda a intervenção era retirada embora os dados continuassem a ser registrados. Três participantes conseguiram alcançar todas as submetas propostas pelo programa. Observou-se que houve um aumento no número de componentes realizados corretamente e na porcentagem de componentes realizados consecutivamente para a maioria dos participantes. Os resultados obtidos sugerem que o programa de estabelecimento de metas mostrou-se efetivo para aumentar a eficiência na execução dos componentes do salto realizados corretamente

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