Efeitos de Um Programa de Exercícios Físicos no Condicionamento de Pacientes em Hemodiálise

Por: Alessandro de Moura Castro, Douglas Martins Coelho., Hélcio Antônio Tavares, Maria Rosária de Oliveira, Michele Hostalácio Duarte, Patrícia Corrêa Brandão Abreu e Regina Roque da Glória.

Jornal Brasileiro de Nefrologia - v.28 - n.3 - 2006

Send to Kindle


Resumo

Introdução: As repercussões da insuficiência renal crônica (IRC) são observadas em todos os sistemas do corpo, levando a um prejuízo na capacidade cardiorrespiratória e a descondicionamento físico. Objetivos: Avaliar os efeitos de um programa de exercícios físicos no condicionamento de pacientes em hemodiálise. Material e métodos: Participaram deste estudo, cinco pacientes com idade média de 45±9 anos. Foram avaliados: teste de caminhada de 6 minutos, teste ergométrico, pressão inspiratória máxima (PImax), pressão expiratória máxima (PEmax), resistência dos músculos inspiratórios e força da musculatura flexora das mãos. O programa de exercícios foi realizado em três sessões semanais, nos dias da diálise, num total de 24 sessões. Estes pacientes submeteram-se a um período de aquecimento, seguido de exercícios para membros superiores, bicicleta ergométrica, esteira rolante, período de resfriamento, treinamento específico para musculatura flexora dos dedos e para a musculatura inspiratória. Resultados: Houve redução significativa da pressão arterial sistólica de repouso no teste de caminhada de 6 minutos após o tratamento de 153±16 para 132±18 mmHg. Foi observada melhora significativa na PImax (de -86±29 para -117±3 cmH2O) e na PEmax (de 75±31 para 94±20 cmH2O). A força da musculatura flexora das mãos apresentou aumento significativo (de 13,5±2,5 para 16,6±2,3 libras/polegadas 2 à direita e de 12,2±1,9 para 15,5±2,8 libras/polegadas2 à esquerda), bem como o consumo máximo de oxigênio (de 25,5±5,1 para 39,9±5,0 mLO2 /Kg/min). Conclusão: O programa de exercícios físicos mostrou benefícios para o paciente em hemodiálise na medida em que melhorou seu condicionamento. Trabalhos direcionados a estes pacientes devem ser estimulados

Endereço: http://www.jbn.org.br/default.asp?ed=19

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.