Efeitos de Um Programa Experimental da Aprendizagem do Jogo de Orientação Caça Ao Tesouro Desenvolvido Mediante Uma Linha de Base Múltipla Para Alunos Cegos

Por: Gerson C. de Farias.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.21 - n.2 - 2000

Send to Kindle


Resumo

Foram estudados, neste experimento, os efeitos da aplicação de um programa do Jogo de orientação “Caça ao Tesouro” para três alunos cegos da 4a série do Ensino de 1° Grau de uma escola especial de Goiânia. A pesquisa pretendeu verificar o efeito do programa sobre o desempenho dos alunos medido pelo numero de vezes que consultavam a carta especial de orientação e o tempo gasto nesta consulta, o número de postos atingidos e o tempo gasto para alcançar o ultimo posto, quando testados na resolução de uma situação-problema. O desenho experimental consistiu de uma linha de base múltipla com três sujeitos. Foi introduzida a mesma intervenção sucessivamente para cada sujeito apos diferentes períodos de linha de base, seguida de uma fase de acompanhamento. Os resultados obtidos demonstraram que o programa de jogo surtiu efeito positivo quanto ao desempenho das habilidades de orientação e mobilidade, ou seja, as respostas dos alunos após a intervenção melhoraram em relação a linha de base. Além disso, o jogo permitiu aos alunos descobrirem seu processo de Orientação e Mobilidade conforme indicado em suas respostas numa entrevista feita logo após a intervenção.

Endereço: http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/783

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.