Efeitos de Um Programa de Intervenção Para Idosos Sobre a Intenção de Estudantes de Educação Física de Trabalhar com Este Grupo Etário

Por: Denilson de Castro Teixeira e Silene Sumire Okuma.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.18 - n.2 - 2004

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo verificar a intenção de estudantes de educação física em trabalhar com idosos após a aplicação de um programa de intervenção específico para atendimento deste grupo etário, assim como, verificar nesta intenção, a influência da exposição dos sujeitos às questões do envelhecimento e se há diferenças entre gênero. A amostra foi constituída por 27 alunos de ambos os sexos com a média de 23,2 anos ± 3,85, bacharelandos em educação física de uma universidade pública de São Paulo. O programa de intervenção foi composto por duas disciplinas, Educação Física na Terceira Idade I e Educação Física na Terceira Idade II, com um semestre letivo de duração cada, nas quais os sujeitos foram submetidos a diversas estratégias de ensino. Os dados foram coletados antes e após a intervenção através de dois questionários, com questões referentes aos tipos de experiências com o envelhecimento, o interesse em trabalhar com idosos e as suas percepções sobre o contato direto com eles durante a intervenção. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística não paramétrica, testes de McNemar e Exato de Fisher. Os resultados mostram que a intenção dos sujeitos em trabalhar com idosos aumentou significativamente (p < 0,05), passando de 33% antes da intervenção para 81,4% após ela. Diferenças de gênero nessa intenção não foram encontradas. Concluímos que as estratégias de ensino adotadas nas disciplinas foram eficientes para o aumento no interesse dos sujeitos em trabalhar com idosos. UNITERMOS: Educação física; Formação profissional; Trabalho com idosos.

Endereço: http://www.usp.br/eef/rbefe/v18n22004/v18p137.pdf

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.