Efeitos de Um Programa Ludo-motivado no Desenvolvimento Perceptivo-motor de Crianças com Déficits Mentais

Por: Maria Elisa Caputo Ferreira.

116 páginas. 1996

Send to Kindle


Resumo

É objetivo da pesquisa verificar os efeitos de um programa de auto-estimulação ludo-motivado, aplicado em um grupo amostral, constituído por crianças com Síndrome de Down e Paralisia Cerebral, a fim de avaliar a proficiência motora. Essas crianças, de ambos os sexos, com idade cronológica entre 6 e 11 anos, freqüentam uma Escola Especial, na cidade de Juiz de Fora -MG. O Programa, estruturado em experiências perceptivo-motoras, estimula os sentidos tátil-cinestésico, visual e auditivo, com vista ao desenvolvimento do esquema corporal, da percepção do corpo no espaço, das noções de forma, cor e tamanho. Para tanto optou-se pelo delineamento quase-experimental. O instrumento utilizado, para atender aos objetivos propostos, foi o Teste de Proficiência Motora de Bruininks e Oseretsky (1978). As conclusões do estudo apontaram para a evidência de que a diferença entre o pré e o pós-test reforça a importância do rompimento com a metodologia tradicional de ensino tanto no que se refere ao papel do educador como na forma de encarar as limitações do aluno. Procurou-se levantar a problemática da deficiência, dentro de uma abordagem de experiência mediatizada de aprendizagem, contribuindo, assim, para sensibilizar a sociedade sobre a importância da Educação Física, voltada para crianças com necessidades especiais.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=832&listaDetalhes%5B%5D=832&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.