Efeitos de Um Programa de Natação nos índices de Adiposidade de Crianças da Rede Particular de Ensino da Cidade de Montes Claros – Mg.

Por: Josiane Santos Brant Rocha.

93 páginas. 2003

Send to Kindle


Resumo

O sedentarismo decorrente do avanço tecnológico trouxe consigo o aparecimento de um grupo de doenças chamadas hipocinéticas, dentre as quais a obesidade é a mais prevalente trazendo consigo várias conobirdades. Neste contexto o propósito deste estudo foi avaliar os efeitos da natação na redução do peso, do IMC e do percentual de gordura em crianças. A amostra consistiu em 22 crianças do sexo feminino, com idade de 07 a 10 anos. Foram divididas em dois grupos randonizados, sendo grupo I experimental (GE), 11 crianças praticantes de natação; e grupo II controle (GC), 11 crianças não praticantes de natação. O grupo experimental participou de aulas de natação com freqüência de 03 vezes por semana, com o tempo de 60 minutos de aula, com freqüência cardíaca monitorada com 60% da freqüência cardíaca máxima, durante 08 semanas. A composição corporal foi avaliada usando o IMC e o Protocolo de Slaughter, no pré e pós teste, nos dois grupos. A análise estatística foi feita utilizando o teste não-paramétrico da soma de postos de Wilcoxan para duas amostras independentes que é equivalente ao teste V de Mann-Whitney que se encontram no pacote SPSS. Após 08 semanas os grupos I e II foram comparados entre si, não havendo significância no peso corpóreo, IMC e percentual de gordura. Os resultados sugerem que a natação no período de 08 semanas não é suficiente para promover a redução do IMC, peso corpóreo e percentual de gordura em crianças de 07 a 10 anos de idade, do sexo feminino. A atividade aeróbica (natação) associada a um controle dietético parece ser método de escolha para a diminuição do percentual de gordura.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=940&listaDetalhes%5B%5D=940&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.