Integra

introdução:

sabe-se através da literatura que o exercício físico provoca mudanças positivas em relação à hipertensão arterial. realizou-se então este estudo de caso com o objetivo de analisar a importância de um programa personalizado de exercícios físicos associado ao tratamento clínico sobre a hipertensão arterial. procurou-se descrever o quadro clínico do sujeito, prescrever o programa personalizado de exercícios físicos, descrever o tratamento medicamentoso e averiguar os níveis de pressão arterial durante o programa personalizado de exercícios físicos.


 metodologia:

o participante do estudo foi do sexo masculino, de 50 anos de idade, residente em florianópolis (sc), com hipertensão arterial, fazendo uso de 240 mg de medicação. o programa personalizado de exercícios físicos iniciou em abril de 1997 e terminou em agosto de 2004 e constou das seguintes fases: aquecimento, exercícios aeróbios, exercícios neuro-musculares, exercícios de alongamento e relaxamento.

a diminuição da medicação foi avaliada através de consultas periódicas ao cardiologista.


resultados:

verificaram-se as seguintes alterações no uso da medicação: abril de 1997 (240 mg); junho de 1998 (120 mg); março de 2001 (70 mg); outubro de 2001 (45 mg); maio de 2002 (25 mg).


 conclusões:

conclui-se que houve uma diminuição da medicação e redução da pressão arterial de repouso do sujeito, respondendo às hipóteses do estudo.