Efeitos de Um Programa Regular de Atividade Generalizada Sobre os Distúrbios Motores de Uma Pessoa com Doença de Parkinson

Por: Gérson Carneiro de Farias, Hayka Kattriny Texeira e Marcus Fraga Vieira.

Pensar a Prática - v.7 - n.1 - 2004

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos de seis meses de um programa regular de atividade física sobre os distúrbios motores em uma pessoa idosa com a doença de parkinson. O sujeito pesquisado foi uma pessoa idosa do sexo feminino, sedentária, portadora da doença há dez anos. O programa foi desenvolvido durante seis meses com o apoio do Centro Goiano de Neurologia e Neurocirurgia. Para avaliar o nível de rigidez, a bradicinesia, a capacidade de se levantar da cadeira e se locomover e as alterações posturais foi utilizado um exame motor (BRITO, 1998), com avaliações antes e após o programa. Com dois meses de atividade física houve melhora na rigidez, na bradicinesia e no equilíbrio, contribuindo para a autonomia e independência do sujeito pesquisado.

Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/64

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.