Efeitos de Um Programa de Treinamento com Pesos em Intensidade Imposta nas Respostas Perceptuais e Afetivas, Composição Corporal e Capacidade Funcional de Idosas Previamente Sedentárias

Por: Mariana Lopes Benites.

59 páginas. 2013 28/03/2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi verificar os efeitos de um programa de treinamento com pesos, em intensidade imposta a 70% de 1RM, sobre as respostas perceptuais e afetivas, composição corporal e capacidade funcional de idosas, previamente sedentárias, durante 8 semanas. Participaram 11 idosas, entre 60 e 75 anos (69,1±4,7), moradoras de Curitiba-PR. Foram realizadas avaliações antropométricas e das capacidades funcionais antes e depois da intervenção; e testes de 1RM antes, na metade e após a intervenção. As respostas perceptuais e afetivas foram coletadas ao término de cada série e de cada sessão. As idosas reportaram baixa percepção de esforço (3 e 4 na escala OMINI-RES) e elevada sensação de prazer (+3 e +4 na escala de sensação de Hardy e Rejeski) em relação ao treinamento. As respostas perceptuais e afetivas mantiveram-se constantes durante toda a intervenção. A composição corporal não sofreu alterações significativas. A resistência de força muscular de membros superiores, a flexibilidade e a aptidão cardiorrespiratória melhoraram, influenciando de maneira positiva na capacidade funcional. Foi concluído que a imposição de intensidade vigorosa no treinamento com pesos, além de proporcionar modificações orgânicas benéficas à saúde de idosas, proporciona efeito positivo em relação à percepção de esforço e ao afeto. Esta pesquisa pode contribuir para o delineamento de futuros programas de treinamento com pesos em intensidade imposta para idosas, iniciantes na prática, que têm como objetivo aprimorar suas capacidades funcionais em poucas semanas por meio de um exercício físico prazeroso e fácil de ser executado. 

Endereço: http://www.pgedf.ufpr.br/Dissertacoes.html

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.