Efeitos de Um Programa de Treinamento de Força Sobre Variáveis da Composição Corporal, Concentrações Plasmáticas de Leptina e Resistina e Qualidade de Vida em Mulheres Pós-menopáusicas

Por: .

2010 14/05/2010

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: determinar o efeito produzido por um Programa de Treinamento de Força sobre asvariáveis de Composição Corporal, concentrações plasmáticas de Leptina e Resistina e qualidade devida em mulheres pós-menopáusicas.Métodos: 23 mulheres pós-menopáusicas (56,52 ± 4,42 anos) realizaram durante doze meses umprograma de Treinamento de Força em intensidades entre 75 e 80% de 1 RM, com 3 séries entre 8-10 Repetições Máximas, duas vezes por semana. A força máxima foi testada no supino, leg press 450e rosca direta. Variáveis de Composição Corporal (DXA), Força Muscular, concentração plasmáticade Resistina e Leptina e Qualidade de Vida (SF-36) foram realizadas antes e a após o período detreinamento. Para comparação entre valores iniciais e finais. Foi aplicado o teste t Pareado para asvariáveis de composição corporal, força muscular, Leptina e Resistina e o teste não paramétrico deWilcoxon para as variáveis de Qualidade de Vida. O nível de significância utilizado para asconclusões das analises estatísticas foi de 5%.Resultados: Além do esperado aumento de força, houve redução significativa nos valores de PesoCorporal, % Gordura, Massa Gorda e aumento nos valores de massa magra com conseqüentemelhoria na Qualidade de Vida. Houve redução significativa também nas concentrações plasmáticasde Leptina e Resistina quando comparados os valores pré e pós-treinamento.Conclusão: a interpretação dos resultados permite concluir que o Treinamento de Força podeacarretar importantes benefícios para a saúde e qualidade de vida além de reduzir as concentraçõesde Leptina e Resistina em mulheres pós-menopáusicas.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.