Efeitos de Um Programa de Treinamento Resistido com Volume e Intensidade Moderados e Velocidade Elevada Sobre o Desempenho Funcional de Mulheres Idosas

Por: A. A. R. Geraldes, J. Carvalho, N. M. Dias Júnior, e R. B. Albuquerque.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.15 - n.3 - 2007

Send to Kindle


Resumo

A tensão muscular pode ser influenciada pela velocidade de movimento, sendo um componente importante da prescrição do treinamento da força em idosos. Esse estudo observou os efeitos de 12 semanas de treinamento resistido (TR), realizado com intensidade e volume moderados e velocidade elevada, porém não explosiva, sobre a força/potência muscular (FM) e o desempenho funcional (DF). Para tal, 24 idosas (68,7±9 anos) fisicamente ativas, foram igualmente distribuídas em grupos controle (GCO) e experimental (GEX). O GEX realizou, 2 X por semana durante 12 semanas, de série única de 10 a 15 repetições de exercícios com intensidade relativa de 50 a 70% de 1RM e fase concêntrica das contrações fixada em menos de 1 seg. O grupo controle não praticou exercícios de força. A FM foi aferida pelo teste de 1RM nos exercícios leg press horizontal (LPH) e flexão dos joelhos na cadeira (CF). Mediu-se o DF através do tempo para realizar as seguintes tarefas: a) caminhada de 10 metros (C10); b) levantar da posição ajoelhada (LPA); c) levantar e sentar de uma cadeira (LSC). Não havia diferenças entre os grupos na linha de base. Ao fim da intervenção, a ANOVA de duas entradas para medidas repetidas seguida da verificação post-hoc de Fisher (p<0,05), demonstrou não haver diferenças significativas para GCO. No GEX foram observados incrementos significativos em todos as medidas de FM (LPH,p<0,0001; CF, p<0,0001) e DF (CAM10, p<0,0001; LSC, p=0,004; LPA, p=0,005). Conclui-se que idosas fisicamente ativas podem ter melhoria significativa de FM e DF em decorrência de TR realizado com intensidade e volume moderados e velocidade elevada.
 

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/760/763

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.