Efeitos de Uma Informação Sensorial Adicional no Controle Postural: Envelhecimento e Doença de Parkinson

Por: ágata Yoko Yasue Hamanaka.

2008 13/11/2008

Send to Kindle


Resumo

A instabilidade postural é um dos sinais constatados na doença de Parkinson (DP) e, freqüentemente, está relacionada com quedas. Distúrbio no sistema somatossensorial pode ocorrer na DP e contribuir com o déficit do controle postural. Este distúrbio pode estar relacionado com déficits nos receptores sensoriais, na integração central destas informações ou na resposta motora inapropriada. Contudo, a informação somatossensorial adicional pode auxiliar na manutenção da postura ereta em indivíduos sadios. Desta forma, o objetivo do estudo foi analisar os efeitos da informação somatossensorial adicional, aplicada na sola do pé, no controle postural de adultos jovens, idosos neurologicamente sadios e idosos com DP. Nove participantes de cada grupo mantiveram a postura ereta bipodal, sobre uma plataforma de força, em duas condições: descalço e sobre palmilhas. As palmilhas utilizadas neste estudo foram projetadas com o objetivo de adicionar informação sensorial na sola dos pés. Para isso, as palmilhas possuem elevações em forma de semi-esferas distribuídas em locais estratégicos, onde há maiores concentrações de mecanorreceptores de adaptação lenta e pontos mais utilizados durante a oscilação postural. As variáveis tradicionais da posturografia foram calculadas para analisar o controle postural. Independente das condições, não houve diferença do controle postural entre adultos jovens e idosos neurologicamente sadios, porém, idosos com DP apresentaram aumento na maioria das variáveis calculadas em relação aos outros dois grupos, confirmando estratégias compensatórias para manter a postura ereta. A informação somatossensorial adicional proporcionada pelas palmilhas foi suficiente para melhorar o controle postural dos três grupos analisados. Assim, adultos jovens, idosos sadios e idosos com DP utilizam a informação adicional para reduzir a oscilação postural no plano frontal.

Endereço: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/YU3EB8CYD7M1M29UEEYDK5466U1J8R2S42UV6GQ5AQ6KYM72MP-47043?func=full-set-set&set_number=020981&set_entry=000147&format=999

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.