Efeitos de Uma Intervenção Específica Sobre Idosos na Formação de Atitudes de Futuros Profissionais de Educação Física em Relação Ao Velho e à Velhice.

Por: Denilson de Castro Teixeira.

0 páginas. 2003

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo verificar os efeitos de uma intervenção especifica sobre idosos na formação de atitudes em relação ao velho e à velhice pessoal dos futuros profissionais de Educação Física e na sua intenção em trabalhar com idosos. A amostra foi constituída por 28 alunos de ambos os sexos (média 23,2 anos), bacharelandos em Educação Física da Escola de Educação Física e Esporte da USP. O programa de intervenção foi composto por duas disciplinas, Educação Física na Terceira Idade I (EFI1) e Educação Física na Terceira idade II (EFI2), com um semestre letivo de duração cada, nas quais os sujeitos foram submetidos a diversas estratégias de ensino. Os dados foram coletados antes, durante e após a intervenção, através de uma escala diferencial semântica para avaliar crenças em relação ao velho e à velhice pessoal (NERI, 1997), e de um questionário com questões abertas referentes à percepção dos sujeitos sobre a própria mudança de atitudes e à sua intenção em trabalhar com idosos. Para a análise dos dados foram utilizadas as estatísticas não paramétricas, testes de Fredman, Wilcoxon e McNemar, e análise de conteúdo para o questionário. Os resultados mostram que as atitudes dos sujeitos tornaram-se significativamente mais positivas durante a intervenção, tanto em relação ao velho quanto à velhice pessoal, e que a sua intenção em trabalhar com idosos aumentou, sobretudo, após a disciplina EFI2. Concluímos que as estratégias de ensino adotadas na disciplina EFI2 foram mais eficientes para as mudanças de atitudes do que as adotadas na EFI1.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1595&listaDetalhes%5B%5D=1595&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.