Efetividade de um programa de atenção plena para o esgotamento profissional de professores da educação infantil

Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2020 . páginas 74 - 97

Resumo

O desenvolvimento de atenção plena (AP) é estruturado e desenvolvido como programa, tendo a finalidade de aliviar o estresse e melhorar a capacidade de enfrentamento entre pessoas com algum adoecimento. Ele também tem sido usado e avaliado em diferentes amostras clínicas e não clínicas por estudantes, terapeutas e professores (GROSSMAN et al., 2004; KING, 2019). Vibe et al. (2017), ao realizarem uma revisão sistemática sobre o efeito positivo da AP, observaram melhora nos indicadores de saúde mental em ambientes profissionais, proporcionando a diminuição do estresse e o aumento do bem- -estar. Além disso, nos últimos anos, tem sido utilizada como alternativa para promover saúde e eficácia na redução de esgotamento profissional (EP) entre professores (JENNINGS et al., 2013; ROESER et al., 2013; VIRGILI, 2015). O aumento da capacidade de AP tem sido associado a uma melhora na regulação emocional, à sensação de autoeficácia, ao desenvolvimento de estratégias, ao enfrentamento adaptativo com maior capacidade de aceitação e à maior eficiência em perdoar colegas de trabalho e estudantes, sendo mediadora em um processo de redução do estresse e uma melhora do desempenho global dos docentes (CHIESA; SERRETTI; JAKOBSEN, 2013; EMERSON et al., 2017).