Efetividade de Um Programa de Ginástica Laboral Associado à Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos Sobre os Estados de Humor

Por: , Francisco Zacaron Werneck, Ludmila Féo Machado de Carvalho Fernandes, Renata Faria e Selva Maria Guimarães Barreto.

V Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi verificar o efeito de um programa de avaliação e prescrição deexercício associado à ginástica laboral (PGL) sobre o estado de humor de funcionários daUniversidade Federal de Juiz de Fora-MG. Participaram 26 trabalhadores (19 a 59 anos) dediferentes setores da universidade. Foi realizada anamnese, avaliação física e do estado dehumor (POMS) antes e após 12 meses. Durante este período, os trabalhadores fizeram sessõessemanais de ginástica laboral no ambiente de trabalho. Foi observada melhoria do estado de humor (p = 0,06) nos trabalhadores que participaram do programa, bem como redução do usode medicamentos e presença de fatores de risco cardiovascular (p < 0,05). Conclui-se que oPGL pode ser eficaz na melhoria do humor dos trabalhadores.

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.