Efetividade e Manutenção de Programas de Mudança de Comportamento e de Exercícios Físicos Sobre os Sintomas Depressivos de Idosos

Por: , Simone Teresinha Meurer e .

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.22 - n.2 - 2017

Send to Kindle


Resumo


Objetivou-se comparar a efetividade e a manutenção de dois pro-gramas de promoção da saúde sobre os sintomas depressivos (SD) da população idosa. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito da rede de atenção primária à saúde de uma capital do sul do Brasil. Par-ticiparam 119 idosos alocados nos grupos: mudança de comporta-mento - GMC (n=40), exercício físico - GEF (n=51) e controle - GC (n= 28), avaliados no baseline (A1), após três (A2), seis (A3) e 12 meses (A4). O GMC participou do “VAMOS – Vida Ativa Melho-rando a Saúde” e o GEF de aulas de ginástica. Os SD foram ava-liados pela Geriatric Depression Scale (GDS-15) e o nível de ati-vidade física (NAF) por acelerômetro. Os resultados indicam que após a intervenção, somente no GMC houve redução do número de idosos com SD elevados (A1=9; A2=4) e essa redução se manteve após seis (A3=3) e doze meses (A4=4). Em relação ao NAF, após a intervenção, seis idosos tornaram-se fisicamente ativos (GMC=3; GEF=2 e GC=1). Todavia, não foi observada manutenção do NAF após seis e doze meses, uma vez que a frequência de idosos insu-ficientemente ativos aumentou ou foi semelhante ao baseline. Na comparação dos SD, identificou-se interação grupo versus avalia-ção (F=2,94, p=0,01) para o GMC, destacando redução (A1=4,0; A2=2,5) e manutenção (A3=2,6; A4=2,8) das médias dos SD nesse grupo. Os resultados sinalizam que programas de mudança de comportamento podem oportunizar benefícios à saúde mental dos idosos e que o programa VAMOS mostrou-se uma possibilida-de viável de desenvolvimento no contexto comunitário para esta população.

Endereço: http://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/8392

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.