Efetividade em Médio Prazo de Uma Intervenção em Atividade Física e Saúde nas Escolas da Rede Pública de Pelotas

Por: Daniele Kopp.

153 páginas. 2014 00/00/0000

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Resumo

No ano de 2012 iniciou-se aplicação do projeto “Educação Física +: Praticando Saúde na Escola”, deste projeto surgiriam dois trabalhos de mestrado apresentando a efetividade por nível (fundamental e médio). Percebendo a viabilidade do mesmo decidiu-se pela aplicação do mesmo por mais um ano para que novas analises da efetividade pudessem ser desenvolvidas assim como analisar evidencias diferenciadas relacionadas com a adesão dos professores ao projeto. Assim no ano de 2013; analisou-se a efetividade a partir da comparação de diferentes estágios de implementação de uma intervenção educacional para promoção de atividade física e conhecimentos sobre saúde, a partir da comparação de grupos (Grupo A: escolas que receberam a intervenção em 2012; Grupo B escolas que eram controle em 2012; Grupo C um grupo de novas escolas que ingressarão na pesquisa apenas em 2013) onde todos os grupos serão expostos à intervenção no ano de 2013. Optou-se por destinar um foco maior para os professores, já que a intervenção foi idealizada para ser aplicada por estes e ser um instrumento para somar as ações já realizadas por estes dentro de suas realidades. Assim as informações obtidas destes por meio de um questionário autopreenchido estão em destaque. Acredita-se que quanto mais tempo os alunos forem expostos a proposta e maior for à aplicação por parte do docente resultara em melhores resultados em relação aos demais grupos. Com a obtenção dos dados apontou-se melhora estatisticamente significativa na média no escore de conhecimento, em todos os grupos quando comparado pré-e pós-aplicação. Assim como apontou-se o indicativo da importância da valorização do professor como meio para qualificação e valorização da disciplina.

Endereço: http://wp.ufpel.edu.br/ppgef/arquivo-de-dissertacoes-2015/

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