Eficácia do Método Pilates Para a Postura e Flexibilidade em Mulheres com Cifose

Por: Carlos Bologneses de Quadros, Irênio Gomes, Maria Gabriela Gottlieb, Rafael Reimann Baptista, Silvana Junges e Thais de Lima Resende.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.20 - n.1 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia do método Pilates para a postura e flexibilidade em mulheres com hipercifose. Foi conduzido um ensaio clínico randomizado com 41 mulheres com idade média de 59 ? 9 anos. Essas mulheres foram divididas aleatoriamente em dois grupos: 22 mulheres no grupo de intervenção e 19 no grupo controle. Os exercícios foram realizados duas vezes por semana (60 minutos cada aula) durante 30 semanas. O grau de cifose foi mensurado pelo ângulo de Cobb através de um exame radiológico (Raio-X) com o paciente em pé. A flexibilidade foi medida com um flexímetro usando um protocolo específico para a flexibilidade. Uma diferença significativa no ângulo de cifose foi observada entre os dois grupos, -8,0 ± 7,5 graus para o grupo experimental e -0,6 ± 3,4 graus para o grupo controle (p

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/2721

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.