Eficácia do Teste Computadorizado de Atenção Visual (tca) e do Mini Exame do Estado Mental (meem) na Identificação de Portadores de Transtorno Cognitivo Leve

Por: Fernanda Mayrink Gonçalves Zerbini, Hebert Wilson dos Santos Cabral, Mauricio Rocha Calomeni, Sérgio Luis Schmidt e Vernon Furtado da Silva.

Pensar a Prática - v.12 - n.2 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Com o envelhecimento populacional as doenças da terceira idade têm recebido maior atenção. A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência e o Transtorno Cognitivo Leve (TCL), período de transição entre as mudanças cognitivas do envelhecimento normal e o completo desenvolvimento das características clínicas de demência, tem sido amplamente estudado. O objetivo do estudo foi avaliar 2 testes neuropsicológicos comparando sua acurácia diagnóstica na identificação de portadores de TCL. Os resultados demonstraram que os dois testes foram capazes de identificar os pacientes portadores de TCL, nenhum apresentou ser influenciado pelo efeito da idade, porém, o MEEM acusou influência da escolaridade.

Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/6429/5357

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.