Egressos do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Ufes (1995-2002): Aspectos da Sua Trajetória Formativa e Profissional

Por: Maria Luiza Raphael Del Rio Martins.

2014 11/04/2014

Send to Kindle


Resumo

Essa investigação compõe uma pesquisa maior que pretendeu acompanhar egressos do curso de Licenciatura Plena em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (Cefd), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no período de 1995 a 2010. O universo dessa fase do estudo foi composto pelo total de 395 egressos, formados entre o final do primeiro semestre de 1995 e o final do segundo semestre de 2002. O instrumento utilizado foi um questionário com perguntas abertas e fechadas que permitiu delinear um perfil do grupo pesquisado, bem como traçar aspectos da sua trajetória formativa e profissional. A pesquisa localizou 80% do universo desses egressos, mas responderam aos questionários 33,67%, aproximadamente um terço. Sistematizou aspectos da trajetória formativa e profissional desses ex-alunos, por meio de duas temáticas: conhecimentos tratados na formação inicial e perspectivas de carreira e profissionalismo docente. De maneira geral, relacionando a formação inicial desses sujeitos com sua a entrada no mercado de trabalho, para a grande maioria, a formação inicial ajudou (94%), preparou (67%) para atuar profissionalmente na área, bem como teve influência na escolha por atuar no campo da Educação Física em que trabalha no momento (67%). Destaca-se que o campo de atuação significativamente mais ocupado por esses egressos é a área da educação formal, nas redes particulares, estaduais, municipais e/ou federais de ensino. A pesquisadora compartilha algumas inquietações acerca do cenário complexo em que as questões sobre a formação e a intervenção em Educação Física estão imersas, trazendo dados que revelam a história acadêmica e profissional dos egressos do curso de Educação Física do Cefd/Ufes.

Endereço: http://www.educacaofisica.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGEF/detalhes-da-tese?id=7628

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.