El Discurso Pedagógico En Educación Física. La Tensión Ciencia Versus Espíritu En La Conformación de Una Disciplina Escolar

Por: Angela Aisenstein.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.25 - n.1 - 2003

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa discute os elementos culturais e ideológicos que confluem na conformação da educação física escolar na Argentina desde o final do século XIX até a década de 1940. Entende a educação física escolar como resultante da articulação de saberes e práticas provenientes do campo da cultura física, da propaganda higienista, médicos, criminalistas e pedagogos a favor de uma educação integral, e as concepções políticas e filosóficas que sustentam as distintas gestões do Conselho Nacional de Educação. A obra de Romero Brest permite vislumbrar as tensões entre estas concepções teóricas e filosóficas e os modos de resolução no interior de uma disciplina escolar.

Endereço: http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/177

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.