Elaboração de Material Didático Referente às Modalidades Esportivas e Recomendação Geral de Nutrientes: Relato de Caso

Por: Leandro Marklin Ribeiro de Oliveira, Marcus Vinicius Soares Barbosa das Neves, Sara Patrícia Lima Vilela e Vinícius Valeriano.

Corpoconsciência - v.23 - n.3 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Quando nos deparamos com um atleta ou um praticante de atividade física, nos deparamos também com alguém que vislumbra o aumento da performance, e em razão disso, a nutrição e a atividade física estão intimamente ligadas no contexto de que a nutrição adequada constitui um alicerce para o desempenho físico. Os nutrientes contidos nos alimentos fornecem os elementos essenciais para o reparo das células já existentes e para a síntese de novos tecidos. Quando se busca na literatura científica informações específicas para modalidades esportivas, percebe-se que muito pouco tem sido apresentado de forma sumarizada e divulgada tanto para a população leiga, considera-se atletas e praticantes de atividade física, quanto para profissionais da área de nutrição e educação física, de forma consubstanciada com fácil entendimento. Objetivo: Relatar a elaboração de material didático, como forma de referência, para algumas modalidades esportivas, contendo recomendação geral de nutrientes, como forma de divulgação de alimentação adequada a esta população. Metodologia: Trata-se de um relato de caso, cujo trabalho foi realizado pela equipe de alunos voluntários e bolsistas do programa UniverCidade ConvidAtiva. Foi realizado levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo e Pubmed com os descritores referente à cada modalidade pesquisada, sendo os principais descritores: nutrição, nutrição esportiva, recomendação de nutrientes e atividade física. O levantamento bibliográfico também foi feito por meio de livros. Posteriormente os materiais foram selecionados conforme o conteúdo a ser abordado. A elaboração do material foi realizada por meio dos programas Microsoft Publisher e Microsoft Word. Resultados: Foram elaborados 13 capítulos, contendo uma breve explicação sobre cada modalidade e recomendações de nutrientes (energia, carboidrato, proteína, lipídios, vitaminas, minerais e líquidos) referente às seguintes modalidades: basquete, corrida de rua, futebol, futsal, hidroginástica, jiu-jitsu, musculação, tênis, treinamento funcional, triatlo, voleibol, atividades em montanhas e judô.

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/issue/viewIssue/561/73

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.