Resumo

Este estudo foi delineado a partir da Teoria Ecológica do Desenvolvimento Humano e buscou identificar os elementos do microssistema que contribuem para o processo de desenvolvimento de atletas de basquetebol. Participaram da investigação 31 atletas do sexo feminino e dois treinadores vinculados às categorias de formação de um Clube de Basquete do estado de Santa Catarina. A coleta das informações foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo do tipo categorial. Os resultados revelaram que as atividades molares vivenciadas pelas atletas de basquetebol correspondem tanto ao treinamento físico quanto ao treinamento técnico-tático, possuindo ambos persistência temporal e significado para treinadores e atletas. As relações interpessoais são vistas como de fundamental importância para o sucesso do contexto no desenvolvimento das atletas e em competições de categorias de base; evidenciou-se que especialmente as díades observacionais e de atividade conjunta (reciprocidade e afetividade positiva) se fazem presentes, influenciando nesse processo. Além disso, enfatizou-se a presença de papéis sociais importantes destinados às atletas (em formação, de rendimento, profissionais) e aos treinadores (exigentes, professores, familiares), dependendo da categoria em que estas se encontram. Assim, a união entre as atletas e entre as atletas e seus treinadores, construída ao longo dos anos, parece influenciar, no sucesso alcançado como equipe. Tais evidências permitem concluir que o conjunto dos elementos presentes no microssistema esportivo estudado tem possibilitado o alcance de sucesso deste contexto no desenvolvimento de atletas do basquetebol feminino no que tange a realidade desta modalidade esportiva em Santa Catarina.Referências 1. Bronfenbrenner U. The ecology of human development: experiments by nature and design. Cambridge (UK): Harvard University Press; 1979. 2. Bronfenbrenner U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre (RS): Artes médicas; 1996. 3. Bronfenbrenner U, Ceci SJ. Nature-nurture reconceptualized in developmental perspective: a bioecological modelo. Psychol Rev. 1994; 101: 568-586. 4. Bronfenbrenner U, Morris PA. The ecology of developmental process. In: Damon W, Lerner RM, organizers. Handbook of child psychology: theoretical models of human development. New York (NY): John Wiley; 1998. p. 993- 1028. 123 Elementos do microssistema esportivo R. bras. 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